terça-feira, 4 de outubro de 2016

GOFFREDO TEIXEIRA DA SILVA TELLES: O PREFEITO DE SÃO PAULO DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932




Goffredo Teixeira da Silva Telles nasceu no Rio de Janeiro em 17 de abril de 1888, filho de Carlos Augusto da Silva Telles, que foi professor catedrático da Escola Politécnica de São Paulo, e de Eugênia Leite Teixeira da Silva Telles. Bacharelou-se em 1910 pela Faculdade de Direito de São Paulo (Largo São Francisco). Ainda estudante, fez parte da Comissão Acadêmica que foi oficialmente à França para retribuir a visita de uma delegação de estudantes franceses a nossas escolas. Nessa ocasião, proferiu várias conferências, em Paris, tendo falado no “Amphitheatre Richelieu” da Sorbonne sobre o tema “La literature brésillene.

Foi casado com Carolina Penteado da Silva Telles, filha de Olívia Guedes Penteado. Foi pai do jurista e professor da Faculdade de Direito da USP Goffredo da Silva Telles Júnior.

Quando da eclosão da Revolução de 1930, ocupava o cargo de Vereador Municipal de São Paulo do qual foi afastado por determinação do Governo Provisório.

Foi o 17º prefeito da Cidade de São Paulo, entre 24 de maio e 2 outubro de 1932, nomeado para o cargo pelo então Interventor no Estado de São Paulo, Pedro de Toledo.

Pedro de Toledo

Ocupou ainda, entre outros, os seguintes cargos: presidente do Conselho Administrativo do Estado de São Paulo; assessor técnico da Corte Internacional de Justiça de Haia; presidente da Sociedade Amigos da Cidade (por três mandatos); membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; conselheiro e ex-presidente do Liceu de Artes e Ofícios; conselheiro da Cruzada Pró-Infância; membro e ex-presidente da Academia Paulista de Letras, etc.

Foi também fazendeiro, proprietário, desde 1913, da tradicional Fazenda Santo Antônio, localizada no município de Araras/SP.


Faleceu em São Paulo, no dia 30 de julho de 1980 aos 92 anos.


Referências

Jornal  Folha de São Paulo de 1º de setembro de 1980
http://www.goffredotellesjr.adv.br/

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário