terça-feira, 23 de agosto de 2016

DIÁRIO DE CAMPANHA DE CLINEU BRAGA DE MAGALHÃES



Foi disponibilizado on line, em 22 de agosto de 2016, edição memorativa do diário de combate do voluntário constitucionalista Clineu Braga de Magalhães. Este jovem paulista integrante do "Batalhão 14 de Julho" foi um dos mais de 20 mil jovens voluntários a pegar em armas por São Paulo contra a Ditadura Vargas em 1932. O jovem estudante de Engenharia Civil da Escola Politécnica de São Paulo morreu em combate, em 17 de setembro de 1932, nas proximidades da cidade de Capão Bonito/SP. Foi encontrado no bolso de sua farda em pequeno diário que vinha por ele sendo escrito desde o início da Revolução Constitucionalista. Este manuscrito foi publicado em 1960, ano em que sua turma da Poli completava 25 anos de formatura. 

Em 2016 seu diário é relançado em edição digital memorativa ficando a disposição do público na Internet. Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Veteranos de 32 -MMDC por meio de seus núcleos de Itapetininga, Norte e Santo Amaro.

Vale a pena a leitura do pequeno diário de campanha do jovem paulista tombado em combate nas trincheiras da lei de 1932. Verdadeira aula de civismo e patriotismo, valores tão pouco praticados nos dias de hoje.

O livro encontra-se disponível para leitura, na plataforma ISSU no seguinte endereço:

Saudações Constitucionalistas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário