terça-feira, 10 de novembro de 2015

PROFESSORA CAROLINA RIBEIRO



Carolina Ribeiro nasceu em Tatuí/SP em 28 de janeiro de 1892. Filha de professor e irmã de outros quatro, em 1907 concluiu seus estudos,  aos 15 anos, formando-se professora na Escola Complementar de Itapetininga. A partir de 1908 passa a dedicar-se ao ensino público paulista ao ser admitida como professora da Escola Modelo, anexa  à Normal de Itapetininga.

Em 1913 transfere-se para a Capital onde passa a lecionar no Grupo Escolar “Maria José”. Na década de 20 assume a cadeira de português na Escola Normal do Brás e posteriormente passa à função de diretora organizando o Grupo Escolar São José no Ipiranga de 1923 a 1931 e, em 1932, o Grupo Escolar Erasmo Braga na Consolação.

Na Revolução Constitucionalista teve destacada participação, organizando e conduzindo serviços sociais de ajuda às famílias dos combatentes que partiam para o front. Foram criados,  junto ao MMDC e à Liga das Senhoras Católicas, vinte e dois postos de assistência às famílias espalhados pela Capital. A Professora Carolina chefiou um desses postos –  localizado na Praça da República  –  juntamente com outras distintas senhoras da época: Alaíde Borba, Nini Vergueiro Steidel, Zuleica Martins Ferreira e Alice Meireles Reis. Foi ainda corresponsável pela criação e funcionamento da “Casa da Formiga” que estimulava crianças a doarem doces e chocolates para serem enviados aos soldados nas linhas de combate. A “Casa da Formiga” acabou não coletando apenas balas, chocolates e biscoitos, mas outras coisas e até dinheiro para a Revolução.

Em 1935 passa a lecionar na Escola Normal Caetano de Campos da qual viria a ser diretora entre os anos de 1939 a 1947 e depois novamente entre 1953 e 1954. A partir daí passa a gozar de grande reconhecimento como educadora de jovens e adultos tendo seu nome, até os dias de hoje, ligado à educação pública paulista e em especial à velha Escola Normal da Praça da República (hoje sede da Secretaria da Educação de São Paulo).

Em 1955 foi nomeada pelo governador Jânio Quadros Secretária de Estado da Educação, tornando-se a primeira mulher a ser titular de uma secretaria de estado no Brasil.

Faleceu em 15 de abril de 1982 aos 90 anos.

Cinco meses antes, em novembro de 1981 proferiu palestra sobre a participação feminina na Revolução de 32. No evento realizado no Clube Piratininga, a professora então com 89 anos, discursou sobre o importantíssimo trabalho realizado por ela e milhares de outras mulheres na Revolução Constitucionalista. Segue o trecho final da palestra proferida pela grande educadora e, acima de tudo paulista, Professora Carolina Ribeiro.



Referências



Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1982

Áudio do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XUKsCT7pAZk

Nenhum comentário:

Postar um comentário