quinta-feira, 23 de abril de 2015

TENENTE  PEDRO WILSON TEISEN



Oriundo de importante família santamarense o Sr. Pedro Wilson Teisen nasceu em Santo Amaro à primeiro de maio de 1897. Fez seus estudos primários na própria cidade e os secundários no tradicional “Gymnásio do Estado”, atual Escola Estadual São Paulo, localizada no bairro do Brás. Formou-se engenheiro agrimensor em 1916 tendo trabalhado no interior de São Paulo e Minas Gerais, especializando-se em medição, divisão e demarcação de terras, plantas, orçamentos, construção de edifícios, etc.

Trabalhou como engenheiro da The Light & Power Co. Ltd. sob a chefia de Mister Luiz Toftd’ahl, engenheiro residente da poderosa empresa.

Um tempo depois montou escritório profissional à Praça Floriano Peixoto, número 403 onde também residia com sua esposa Sra. Honoria Teisen.

Foi figura de grande relevo na sociedade local, tendo ocupado vários postos políticos e sociais de importância. Foi membro do diretório municipal do Partido Republicano Paulista – PRP e um dos diretores do Clube dos Bandeirantes. Fez parte das diretorias do Clube Progresso e Federação dos Voluntários.


Paulista muito orgulhoso de seu estado,foi um dos primeiros a responder ao apelo de São Paulo por ocasião da Revolução de 1932. Integrou a Companhia Isolada do Exército de Santo Amaro – CIESA com o posto de 1º tenente voluntário. Foi ainda subcomandante da Companhia quando da transferência do tenente Mouphir Figueiredo para o setor norte dos combates ainda no início da campanha. Junto à CIESA praticou diversos feitos de bravura e atos heroicos que atestaram sua fortaleza de ânimo e sua fé nos ideais que moveram São Paulo na inesquecível epopeia cívica de 32.


BIBLIOGRAFIA


Caldeira, João Netto. “Álbum de Santo Amaro: A História dos Santamarenses”. Ed. Bentivenga e Netto, 1935

Nenhum comentário:

Postar um comentário