quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O VOLUNTÁRIO DELMIRO FILGUEIRA SAMPAIO


O soldado voluntário santamarense Delmiro Filgueira Sampaio foi a única baixa durante a Revolução de 32 da Companhia Isolada do Exército de Santo Amaro – CIESA. O jovem pernambucano de apenas 22 anos, caiu em combate durante a retomada da cidade de Xiririca (hoje Eldorado) mais precisamente no povoado de Lajeado, distante 7 quilômetros da cidade que seria retomada pela CIESA. Morreu no dia 2 de outubro de 1932 atingido em cheio por uma rajada de metralhadora. Ele havia se afastado de seus companheiros e após ser encontrado pelos inimigos foi alvejado. Em seus últimos momentos de vida, pediu a seus pares que não permitissem que seu corpo fosse encontrado e enterrado por seus inimigos. A fim de cumprir sua última vontade, seu corpo foi enterrado no local de sua morte e posteriormente seus restos mortais foram trazidos para Santo Amaro.  Era um jovem alegre e brincalhão apelidado pelos colegas de “Pernambuco”.

Em 1957 o Decreto Estadual 28.889 autorizou o translado dos despojos do voluntário Delmiro Samapaio para o Mausoléu ao Soldado Constitucionalista do Ibirapuera.


Mausoléu ao Soldado Constitucionalista do Ibirapuera




Identificação dos despojos do Voluntário na qual consta que seu Estado de origem seria o Ceará
A Rua Voluntário Delmiro Sampaio é hoje uma rua do bairro de Santo Amaro, assim batizada em homenagem ao herói santamarense.


Esquina da Rua Vol. Delmiro Sampaio com Av. Mario Lopes Leão em Santo Amaro


Esquina da R. Vol. Delmiro Sampaio com Av. Adolfo Pinheiro (Igreja Matriz de Santo Amaro ao fundo) 




BIBLIOGRAFIA
“Cruzes Paulistas: Os que Tombaram, em 1932, pela Glória de Servir São Paulo”.São Paulo: Empreza Graphica da “Revista dos Tribunaes”, 1936.

Caldeira, João Netto. “Álbum de Santo Amaro: A História dos Santamarenses”. Ed. Bentivenga e Netto, 1935

FOTOS

Projeto “A fotografia como concepção histórica” do Prof. Carlos Fatorelli (http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2013/06/voluntario-delmiro-filgueiras-sampaio-e.html)

http://netleland.net/tag/mausoleu-dos-herois-de-32

Nenhum comentário:

Postar um comentário